História

O nosso Infantário nasceu em 1962 quando um grupo de senhoras levaram a cabo um projecto de prestar assistência às mães através das crianças. Este projecto teve como “sede” inicial o r/c da Travessa Henrique Cardoso onde se começou a receber crianças que pagavam a quantia simbólica de 1$00. Mais tarde tomando conhecimento do actual terreno do Infantário na Praça Gonçalo Trancoso que pertencia à C.M.L.. O Presidente da Câmara que na altura era o Dr. França Borges vendeu o terreno por um preço pouco elevado e esse grupo de senhoras através da angariação de fundos conseguiram comprá-lo. O terreno foi então comprado e hipotecado e nessa altura pediu-se a um mestre de obras que pusesse o Infantário de pé. Hoje em dia o infantário mantém-se semelhante ao projecto inicial em termos de construção. Em termos de objectivos pensamos que houve uma alteração na medida em que anteriormente os objectivos eram assistências e presentemente os objectivos que se tentam levar a cabo são também educativos. Actualmente a escola tem 33 funcionárias sendo 9 educadoras, 2 administrativas e 1 coordenadora pedagógica.
Para saber mais sobre a nossa história.
 
Compromisso

Ser personalizada, visando a formação de Homens que possam construir uma sociedade nova; Desenvolver na criança a vontade de se tornar sujeito do seu próprio crescimento; Promover o sentido de respeito mútuo, de compromisso, da partilha e da construção do bem comum, em interdependência; Sensibilizar para o sentido de justiça, paz e defesa de todo o ser vivo.

 

Valores

Esta é uma instituição de protecção à família através da criança, onde esta é elemento insubstituível na educação personalizada da mesma.

Propomos-nos educar as nossas crianças, incentivando-as a serem, artífices do seu próprio desenvolvimento, agente de transformação duma sociedade que queremos construída na verdade, na justiça e em liberdade.

Acreditamos que é muito importante criar esforços para que se crie uma relação de amizade, afectividade com as crianças para que elas se sintam seguras, amadas, com estabilidade. Para que possam agir e consequentemente crescer num ambiente favorável ao seu desenvolvimento.

Futuro

Este ideário procura ser e dar resposta a alguns desafios que nos são colocados pela actual realidade. Visa, essencialmente, o crescimento integral da pessoa; permanecer aberto a todos os valores morais, sociais e culturais do mundo em constante mutação; Procura promover novas formas de relação educativa que sejam fonte de liberdade, de amor e de justiça social; Tenta despertar, a todos os níveis, uma consciência critica; Incute o sentido de responsabilidade e de sã convivência, no respeito e no serviço mútuos

  • Ícone branco do Facebook
  • Ícone branco do Twitter
  • Ícone branco do Instagram

© 2020 por

Infantário Nossa Senhora da Purificação.

Contacte-nos

Morada

Praça Gonçalo Trancoso, Nº4

1700-220 Lisboa