Projecto Educativo

Ideário

 

O infantário de Nossa Senhora da Purificação, Instituição Particular de Solidariedade Social, pertence à Sociedade de S. Vicente de Paulo; rege-se por valores que se manifestam na sua maneira de ser, de estar e de agir, aqui e agora. É uma Instituição de protecção à família através da criança. Este ideário serve de critério de avaliação da qualidade do trabalho que se vai realizando ao longo dos anos.

 

Criança, Sujeito da Educação

 

Qualquer criança dos 3 meses aos 6 anos é candidata à admissão nesta Instituição. A acção educativa pretende atingir a criança na sua globalidade. Tendo em conta que nestas idades ocorre o desabrochar afectivo e psicológico, procura desenvolver e orientar a sua sensibilidade e o seu carácter de modo que se torne, amanhã, um ser responsável. A educação integral que a instituição quer proporcionar depende do empenhamento consciente de todos os agentes de educação. São, porém os pais os primeiros responsáveis pela educação dos seus filhos...

 

Assim, a Instituição reconhece que :

A família é elemento insubstituível na educação personalizante da criança;

Todos os agentes da educação tem um papel complementar no processo de desenvolvimento progressivo da criança;

Fazem parte dos agentes de educação todo o pessoal que trabalha ou colabora na instituição.

 

Finalidade da Instituição

 

Educar a criança, incentivando-a a ser:

Artífice do seu próprio desenvolvimento;

Agente de transformação duma sociedade que queremos construída na verdade, na justiça e em liberdade.

 

Princípios Orientadores da Acção Educativa

 

Acreditamos que é muito importante criar esforços para que se crie uma relação de amizade, afectividade com as crianças para que elas se sintam seguras, amadas, com estabilidade. Para que possam agir consequentemente crescer num ambiente favorável ao seu desenvolvimento.

Acreditamos que é extremamente importante criar espaços de inovação/repetição para que a criança interiorize os conteúdos que lhe são passados e os interprete segundo a sua unicidade com vista a ser a principal construtora do seu conhecimento.

Acreditamos que é necessário proporcionar à criança um contacto com o meio que a rodeia para que ela se sinta conhecedora, integrante e participante nesse meio, para que se desenvolva o processo de socialização. Acreditamos que é necessário desenvolver o sentido moral de cada criança, visto que as nossas crianças vão ser os Homens de amanhã e serão ou melhor agirão de acordo com aquilo que viveram e interiorizaram na infância.

Especificidade da Educação

 

Ser personalizada e totalizante, visando a formação de Homens que possam construir uma sociedade nova; Desenvolver na criança a vontade de se tornar sujeito do seu próprio crescimento; Promover o sentido de respeito mútuo, de compromisso, da partilha e da construção do bem comum, em interdependência; Sensibilizar para o sentido de justiça, paz e defesa de todo o ser vivo.

 

A Realidade Actual

 

Para que a educação resulte em pleno, é necessário consciencializarmo-nos de que ela tem de responder à nossa realidade. Vemos o mundo: Caracterizado por um crescimento desenfreado que ameaça a extinção da própria vida;

Orientado por injustiças sociais que geram exclusão e violência; Com mudanças vertiginosas e profundas a nível cultural, psicológico e moral; Marcado pelo rápido desenvolvimento de novas tecnologias; Constatamos uma sociedade: Influenciada pela cultura do Ter, do poder e do prazer em detrimento do SER; Regida por discriminações sociais e raciais; Que procura um novo humanismo, espírito de solidariedade; Que anseia justiça e paz mundial. Este ideário procura ser e dar resposta a alguns desafios que nos são colocados pela actual realidade. Visa, essencialmente, o crescimento integral da pessoa; permanecer aberto a todos os valores morais, sociais e culturais do mundo em constante mutação; Procura promover novas formas de relação educativa que sejam fonte de liberdade, de amor e de justiça social; Tenta despertar, a todos os níveis, uma consciência critica; Incute o sentido de responsabilidade e de sã convivência, no respeito e no serviço mútuos.

  • Ícone branco do Facebook
  • Ícone branco do Twitter
  • Ícone branco do Instagram

© 2020 por

Infantário Nossa Senhora da Purificação.

Contacte-nos

Morada

Praça Gonçalo Trancoso, Nº4

1700-220 Lisboa